Boyhood - Da Infância à Juventude

Título Original: Boyhood
País: EUA
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater
Elenco Principal: Ellar Coltrane, Ethan Hawke e Patricia Arquete
Estreia no Brasil: Novembro de 2014





Em 2002, o cineasta norte americano Richard Linklater iniciou um ambicioso projeto: conceber um longa metragem sobre a relação entre um garoto e sua família, desde os seus 6 anos de idade até os 18, quando ele deixa sua casa para ir à faculdade. Onde está a ambição? Seriam 12 anos de filmagem com os mesmos atores para cada personagem. O resultado é uma magnífica obra sobre a infância, adolescência, família e... o tempo.

Ellar Coltrane vive o protagonista Mason Jr, irmão mais novo de Samantha (Linklater), filhos de Mason (Hawke) e Olivia (Arquete). Ao longo dessa jornada temporal vemos um criança se tornar adulta através de sua transformação física, da sua construção de caráter e na sua relação com parentes e amigos. São pequenos instantes marcantes para cada um dos anos em que acompanhamos Mason Jr.

É incrível constatar que conhecer uma verdadeira versão mais jovem de uma personagem estabelece um grau de intimidade nunca antes experimentado nos cinemas. E ver as expressões de Mason Jr. mudando junto com seus pensamentos, comportamento e a maneira de encarar o mundo à sua volta, com uma naturalidade como se nunca houvesse tido uma pausa maior que um dia nas filmagens, é algo simplesmente magnífico, que nos faz ficar de pé para aplaudir Linklater e sua equipe.

Essa coerência que o diretor obtém ao longo desses 12 anos de filmagem, junto com sua habilidade em conduzir as câmeras, apontando-as para os detalhes pertinentes de cada sequência, nos concede a experiência de ver e pensar o mundo através dos olhos do garoto Mason. O uso do foco central em algum objeto ou personagem específicos permite não só entender os acontecidos entre um salto e outro na escala temporal, como por vezes premeditar certas situações (veja por exemplo a maneira como Mason Jr. olha sua mãe em certas conversas já anuncia um relacionamento, ou os focos em bebidas evidenciam um alcoolismo).

A nostalgia também é um ingrediente relevante utilizado pelo diretor para que os eletrodomésticos não sejam simples adereços que auxiliam na identificação de épocas. Linklater coloca suas personagens para interagir com esses elementos afim de evidenciar suas influências na formação de uma geração, enquanto o espectador relembra marcantes livros, desenhos, videogames e etc.

Juntando todas essas peças, Boyhood funciona como uma profunda, porém simples, análise da família e as reconfigurações por quais ela passa. Mason Jr. não é um garoto especial vivendo uma história diferenciada, tudo aquilo em que ele está inserido é que é especial. Por esse motivo é que não podemos extrair uma mensagem única desse trabalho, assim como não poderíamos sustentar verdades absolutas em cada instante de nossas vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário